Os SaaS são, basicamente, sites utilizadores da Computação em Nuvens, pois oferecem serviços online, antes somente possíveis através de programas específicos, devidamente instalados em um computador. Em resumo: se um site oferece um serviço online, o qual poderia, facilmente, ser feito por um programa, ele é um SaaS.
Empresas de pequeno e médio porte acabam optando por distribuir seus programas via Computação em Nuvens, pois assim elas conseguem cortar muitos gastos relacionados à distribuição dos seus programas, como CDs e DVDs para gravá-los. Além disso, a chegada do produto ao mercado por demorar até três vezes menos e, ainda, possibilitar ao usuário o teste gratuito do serviço por determinado tempo (ou com recursos limitados).
sábado, 10 de maio de 2014
Historia dos navegadores
1-1991 – WWW
Criado por Tim Berners-Lee, o WorldWideWeb foi o primeiro navegador da web. Mais tarde, para não confundir-se com a própria rede, trocou de nome para Nexus.
2- 1993 – Mosaic
Foi o primeiro navegador a rodar no Windows, fator determinante para a abertura da web para o público em geral. Marc Andreessen, o líder do time que desenvolveu o Mosaic, saiu da NCSA e, com Jim Clark, um dos fundadores da Silicon Graphics, Inc. (SGI) e outros quatro estudantes formados e nomeados da Universidade de Illinois, iniciaram o Mosaic Communications Corporation. Mosaic Communications finalmente se tornou a Netscape Communications Corporation, produzindo o Netscape Navigator.
3- 1994 – Netscape
O Netscape trouxe todas as características que um browser moderno oferece nos dias de hoje, como por exemplo a navegação por abas, o bloqueio de pop ups, suporte a cookies e histórico de visitas, entre outros. Reinou absoluto durante anos, mas já em 2002 seus usuários se resumiam a alguns poucos gatos pingados. Um dos motivos foi o fato da Microsoft passar a incluir, já em 1995, o Internet Explorer junto com o sistema operacional Windows. Era o início de um novo reinado no mundo dos browsers...
4 - 1995 – Internet Explorer 1.0
Em 1995, a Microsoft entra na briga dos navegadores com seu Internet Explorer 1.0, parte integrante do pacote 'Plus' do Windows 95. Com isso, teve início a ‘guerra dos navegadores’.
A guerra dos navegadores Web é o nome dado a um período de quatro anos (de 1995 a 1999) no qual a empresa Netscape, produtora do software browser homônimo, perde a sua liderança absoluta no mercado de navegadores para a Microsoft.
Este período resultou em uma reversão total no uso de um software para outro, além de gerar projetos como o Mozilla e o Opera.
1996 – Internet Explorer 3.0
Em agosto, a Microsoft lança a versão do navegador que começaria a ganhar terreno na briga com a Netscape. Entre as novidades estão o suporte a CSS (linguagem de estilo que auxilia no visual e na construção das páginas), além de um programa leitor de e-mail - produto já embutido no Netscape 2.0. No mesmo ano, é lançado a versão 3 do Netscape e a primeira do Opera.
1997 - Internet Explorer 4.0
A quarta versão do navegador da Microsoft é a primeira a ser incluída no sistema operacional de empresa, o Windows 98. A decisão deu origem a uma ação anti-truste movida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que alegava que a MS estaria utilizando táticas monopolistas para ganhar o mercado de browsers.
Com o navegador interligado ao sistema operacional, os usuários, pela praticidade, iriam automaticamente utilizá-lo ao invés de fazer o download do Netscape Navigator/Comunicator.
5 - 1998 – Mozilla
A Netscape anuncia a liberação do código-fonte de seu navegador. Com isso, o download do programa se torna grátis e sua programação, open-source, livre para ser usada e modificada por qualquer um. Para divulgar o código, a Netscape cria a comunidade Mozilla, que anos depois lançaria o Firefox.
6 - 2000 – Opera
O Opera é um navegador criado em 1994 pela empresa estatal de telecomunicações da Noruega e foi a primeira alternativa leve para os usuários.
Recentemente perdeu seu posto de "navegador alternativo" para o Mozilla Firefox, mas conta ainda com uma fiel comunidade de usuários. Diversos dos recursos mais modernos existentes entre os navegadores vieram do Opera e foram copiados para os demais.
Em sua quinta versão, o navegador Opera tenta o modelo adware - gratuito para usuário, mas sustentado por anúncios embutidos no navegador.
7 - 2003 – Safari
Até 2003, a plataforma Mac usava navegadores Netscape. Em 2003, a Apple anuncia seu próprio navegador, o Safari, incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3.
Com uma interface simples, suas funções são básicas: Abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS e modo privado que evita que terceiros monitorem sua navegação
8 - 2004 – Firefox
Em 2004 é lançado o Firefox 1.0, que surgiu como uma versão mais simplificada do Mozilla. Além de ser gratuito e de código aberto, o software ficou conhecido por sua navegação por abas, apesar de não ser pioneiro na funcionalidade - o navegador Ibrowse e o Opera disponibilizaram o recurso antes.
Atualmente o Firefox é o maior rival da Microsoft no mercado dos navegadores e detém no mundo cerca de 20% do ramo, contra 70% do IE.
9 - 2008 – Chrome
Depois de muita especulação, o Google finalmente se lança no mercado de navegadores em setembro do ano passado com o Chrome, um navegador 'projetado do zero' e com a promessa de ser mais rápido, seguro e estável que os concorrentes.
Entre seus pontos altos, a estrutura de processamento do programa, em que cada aba roda um processo em paralelo, o que, segundo o Google, pouparia recursos do sistema e preveniria vazamentos de memória e travamentos do computador.
busca organica e links patrocinados
Busca orgânica - São os resultados obtidos ao lado esquerdo, que o Google achou relevante a uma determinada pesquisa. O clique não é cobrado através da busca natural.
Paga - Os anúncios são exibidos através da busca por palavras-chave. Ex: Sua empresa trabalha com celular, então ao pesquisar termos relacionados há possibilidade de manter seu anúncio posicionado, semelhante à busca orgânica e aumentar o tráfego do site. É pago por clique.
SEO Vs Links Patrocinados, existe um melhor ?
Não há uma resposta concreta. Tanto a busca natural, quanto os de busca paga têm suas particularidades. Uma campanha de Adwords com estratégias em SEO são muito bem vindas em conjunto.
A busca orgânica por um lado, converte em maior proporção que os links pagos. O investimento poderá trazer retorno em médio ou longo prazo.
A vantagem dos links patrocinados é trazer bons resultados em curto prazo no início da campanha, caso sejam bem administradas.
BUSCADORES
O serviço Altavista surgiu em 1996, como o primeiro índice da Web na Internet. Oferecido pela empresa Digital Inc., foi o primeiro a oferecer recursos de pesquisas em vários idiomas, o primeiro a oferecer pesquisa de imagens, vídeo e áudio. Em Fevereiro de 2003, o Altavista foi comprado pela Overture Services Inc2 , em Julho de 2003, a Overture foi comprada pelo Yahoo!.
e teve seu encerramento em julho de 2013
O Yahoo foi oficialmente criado em 1994 O primeiro site internacional de busca a ganhar uma imensa popularidade na internet foi o Yahoo!. Seu sistema era simples em meados dos anos 90, mas como a rede crescia exponencialmente, procurar se fazia cada vez mais necessário. Muito mais do que um simples site de busca, nos dias de hoje o Yahoo! se transformou em um ótimo portal e conta com diversos serviços.
A Google nasceu de uma única premissa idealizada por Larry Page e Sergey Brin, definida quando os dois lançaram a empresa em 1998: "organizar a informação do mundo e torná-la acessível e útil".
Hoje a Google é uma empresa monstruosa, com produtos extremamente diversos, como a venda de pacotes de internet via fibra óptica, desenvolvimento de carros autônomos e sistema operacional móvel, além de óculos e relógios inteligentes. Mas, apesar dessa versatilidade, todos os produtos convergem para apenas uma peça central: a pesquisa.
Assinar:
Postagens (Atom)